Queijo Minas Artesanal sua paixão!!! Aprenda essa cultura

O queijo Minas artesanal é um dos alimentos mais procurados pelos apreciadores de queijo no Brasil, mas será que todos sabem suas diferenças e valores?

Feito de leite cru, coalho, sal e pingo ( soro fermentado do dia anterior), nosso queijo Minas artesanal ganha as mesas por onde passa, tem forma, sabor e muita versatilidade.

Pode ser consumido fresco logo quando é feito, meia cura até 15 dias e curado ou melhor dizendo pelos novos aprendizados Maturado.

A maturação ocorre nas próprias queijarias, varia de produtor para produtor e é exigida uma média de 22 dias de cura em quase todas as região geográfica.

Essa maturação traz sabor, aroma, textura, complexidades e novas percepções que traduzimos na nova palavra usada entre os apreciadores, o terroir.
A partir da maturação quebram-se gorduras, proteínas, açúcares, aparecem, os mofos, e junto toda microbiota, logo vão surgir a acidez, o dulçor, amargor pertinente, picância, manteigosidade, pode até haver mais complexidade dependendo do tempo de #cura.

Mas nada impede daquele velho hábito de ir ao mercado Central de BH, buscar seu queijo Minas artesanal fresco, lavar e secar e comer fresquinho com seu cafezinho ou frito no jantar.

Queijo Minas artesanal seja fresco ou seja curado, o importante é ser limpo e bem lavado, colocar na mesa e ser bem cortado, pra alegrar o dia e salgar o doce da vó que só o mineiro que tem na tigela todo dia!!!

By Ana Gabriela da tupiguá mercado Central de BH
Engenheira de alimentos e especialista nessa iguaria Jurada do queijo minas artesanal

2 thoughts on “Queijo Minas Artesanal sua paixão!!! Aprenda essa cultura

  1. Pedro Zambom says:

    Bom dia!
    Qual o preço por/kg
    Quanto pesa um queijo? Inteiro
    Sou de São Caetano do Sul SP tem representante ou Mercearia ou Mercado que vende o queijo aqui?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Atendimento Tupiguá
Enviar WhatsApp