Queijo Minas artesanal o que é o que é?

Gabi, comprei um canastra de Araxá no mercado Central, bom infelizmente ainda comente- se esses equívocos no comércio de todo Brasil, mas são anos de tradição de um queijo que só teve sua valorização e caracterização há pouco tempo!!!

Então com essa caracterização do queijo Minas artesanal também chamado de QMA, feito pelos órgãos competentes como a Emater-MG, possibilitou reconhecer por região os queijos Minas artesanais por várias características como solo, clima, trato, gado, e claro o modo de saber e fazer que juntas formam o diferencial de cada limite regional identificando assim uma a uma, para que os produtores das mesmas sejam reconhecidos pela sua identidade.

Assim hoje Minas já tem reconhecida 8 regiões geográficas e tem para reconhecer várias outras que já foram requisitadas devido a demanda de produção dessas iguarias que são os QMA.

A mais famosa região geográfica e procurada é a Canastra, uma região rica em água e vales o que a torna única com seus “cânions”, em cada um dos seus sobe e desce e perante a nascente do rio São Francisco, brota humildes fazendas que guardam segredos que são verdadeiros tesouros, os queijos Minas artesanal Canastra. Os Canastra tem por características tamanho grande, alto, massa uniforme e fechada, amarelo claro por fora, branco por dentro, sal médio, acidez média a baixa, e possui muitas variações de coloração e sabor com presença de mofo branco e azul picante com a maturação.

De uns 6 a 7 anos pra cá esses queijos especiais trouxe pra nós no retorno da cura a oportunidade de experimentar as expressões que cada produtor tem na sua fazenda e deixa transferir para seu queijo no processo de maturação.

Essas expressões ganharam mundo e hoje nossos queijos de todas as regiões se tornaram os melhores do mundo, desde 2015, quando o primeiro canastra ganhou medalha no concurso du fromage na França.

A Tupiguá como loja especializada já trabalha com queijos especiais de todas essas regiões caracterizadas e das que também estão em processo de caracterização, nosso banco de cadastro de produtores parceiros conta com mais de 65 produtores diferentes das regiões geográficas de Minas Gerais, somos a primeira loja especializada do Brasil!

Temos a honra de fazer parte dessa história e de ter dado oportunidade a vários produtores de comercializarem seus queijos mesmo quando ainda não eram tão famosos!

Hoje tem vários desses produtores principalmente da Serra da Canastra que desenvolveu sua produção e cresceu seu comércio expandindo o fornecimento para todo país, pois hoje a lei ajuda muito e também claro a união em cooperativas, associações, isso trouxe crescimento também turístico e social à região o que desenvolve mais ainda às famílias quejeiras que passam ver o futuro de volta a Fazenda ao reverso da cidade grande.

A Tupiguá tem muita honra de participar desse movimento e de ajudar com a disseminação na cultura quejeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Atendimento Tupiguá
Enviar WhatsApp