Os benefícios e sabores do consumo de queijos da região de Alagoa

Das alturas até a mesa, os benefícios e sabores do consumo de queijos da região de Alagoa

Pra quem não conhece a região da Mantiqueira, vale ressaltar o maravilhoso clima de altitude, vegetação repleta de araucárias, pastagens nativas, que dão a esses queijos artesanais de Alagoa um inigualável sabor doce e picante, pela presença de mofos naturais, que salientam a sua originalidade.

Já as características sensoriais peculiares como sabor marcante, textura semi-dura a dura e aroma presente são consequências das diferenças encontradas na sua composição.
Estas variações, em grande parte, relacionam-se à microbiota endógena local do leite cru e do soro-fermento, o famoso “pingo”, associadas a fatores físicos, geográficos e naturais, tais como solos, pastagens, altitude, clima, relevo, vegetação, heterogeneidade racial do rebanho leiteiro e práticas de manejo (Pillonel et al., 2002ab).

A produção de leite no município de Alagoa é proveniente da agricultura
familiar, obtida principalmente de vacas mestiças Holandês x Zebu, recebendo suplementação no cocho durante todo o ano.

Os ingredientes utilizados na fabricação do queijo artesanal de Alagoa são
leite cru, soro-fermento e coalho. O processo de elaboração inclui a obtenção de uma massa aquecida, pré-prensada, moldada, salgada e maturada, muitas vezes esse queijo é vendido com 30 dias, um pouco mais insoso, mas com uma matura acima de 6 meses começa a ficar fascinante e pode revelar-se ao ápice em 12 a 18 meses, com cristalização da tirosina ( proteína do leite que forma cristais sensoriais favoráveis à matura)!!!

De forma bem simples o queijo artesanal de Alagoa pode ser classificado como de baixa umidade (seco)e gordo, portanto pode ser ótimo para dietas low carb ou cetogênicas, pois tem muita gordura animal, muita proteína e baixo carboidrato!!!!!

Use e abuse do queijo de Alagoa na dieta!

Pode ser usado em saladas, massas, acompanhar vinhos ou cachaças especiais!!!!

Excelente para dia a dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Atendimento Tupiguá
Enviar WhatsApp