História do queijo Moldura de Minas

Como disse a produtora Maria, esposa do produtor Ezequiel de Faria, a loja Tupiguá, é a primeira empresa que o Queijo Moldura de Minas começou a trabalhar, há uns 6 anos, e é considerada por eles uma parceira excelente da qual os produtores não têm nem uma reclamação. Dona Maria ressalta que a Tupiguá sempre honra com seus compromissos e sempre tem muita atenção com os parceiros dos queijos mineiros.

Eu Ana Gabriela me lembro quando chegou a primeira vez um queijo tímido, pelado, sem rótulos com uma maturação acanhada da qual estava prestes a descobrir a essência de se elevar essa cultura de consumo do queijo Minas Maturado (curado)!

Foi numa época na qual não havia muito incentivo do comércio na busca por esse produto, mas eu como engenheira de alimentos e especialista nessa iguaria comecei dentro do mercado Central de BH a dar oportunidade, mesmo que na informalidade para a comercialização desses queijos artesanais, assim com essa abertura, nossos parceiros Maria e Ezequiel foram uns dos primeiros a também despertar para a nova era!

De um queijo livre e acanhado, aos poucos fomos alinhando e claro nesse intervalo vários órgãos e associações vieram a acrescentar no futuro desse incrível Ouro mineiro de cima da terra, e então os produtores num geral começaram a transformar suas iguarias brutas em jóias raras.

Dona Maria e seu Ezequiel transformaram o queijo deles em um dos melhores que já comi até hoje, das terras de paisagens longas de Bambuí, dos altos da Canastra, vem essa raridade, um queijo de massa firme, amanteigada, que transforma em um amarelo cor de ouro de fora para dentro em sabor de médio sal e média picância, no ápice de sua transformação e maturação alonga- se seu terroir para um sabor fortemente picante lembrando os famosos queijos de mofo azul e tende de forma natural a cristalizar como os queijos tipo grana, ou seja é um 2 em 1 fora de série!!!!

Agradeço imensamente a família do queijo Moldura de Minas, nos abençoou com essa parceria duradoura e grata!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Atendimento Tupiguá
Enviar WhatsApp