Deputados de Minas admitem relevância cultural do doce de leite de Viçosa

Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta (19), projeto de lei que reconhece a importância do processo de produção da iguaria

Famoso doce viçosense, já considerado o melhor do país, caminha para receber nova honraria(foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)

Os deputados estaduais de Minas Gerais reconheceram, nesta quarta-feira (19/5), que o processo de produção do doce de leite de Viçosa, na Zona da Mata, é de relevante interesse cultural. O projeto de lei que dá o honroso título à iguaria recebeu o aval dos parlamentares em primeiro turno.

O texto, agora, segue para nova análise por parte da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa. Depois, ficará disponível para a votação final, em segundo turno.

O reconhecimento à sobremesa viçosense foi sugerido por Coronel Henrique, do PSL. O doce de leite é produzido por uma fundação gestada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O produto é eneacampeão do Concurso Nacional de Produtos Lácteos, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

O último dos títulos foi conquistado em 2016.

Ao pedir aos colegas o reconhecimento da relevância do doce, Coronel Henrique diz que a iguaria carrega consigo características como “a simbologia, a história, qualidade e tradição”.

Cataguases pode ser capital do audiovisual

Também em primeiro turno, os deputados estaduais aprovaram proposta que torna Cataguases, outra cidade da Zona da Mata mineira, Capital Estadual da Produção Audiovisual. O título foi proposto por Fernando Pacheco, do PV.Continue sempre bem informadoASSINE O ESTADO DE MINAS

Osvaldo Lopes (PSD), por seu turno, apresentou texto que autoriza qualquer cidadão a ofertar água e alimentos a animais em situações de rua.

O projeto enquadra como responsável por “maus-tratos” pessoas que, eventualmente, impedirem a disponibilização de comida aos pets abandonados.

Matéria do Jornal Estado de Minas: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2021/05/19/interna_politica,1268244/deputados-de-minas-admitem-relevancia-cultural-do-doce-de-leite-de-vicosa.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Atendimento Tupiguá
Enviar WhatsApp