Canastra: uma etiqueta, uma identidade

A etiqueta de caseína é feita da proteína do próprio leite — a caseína — e passou a ser utilizada primeiramente como forma de identificação dos queijos da Serra da Canastra.

Apesar da originalidade e especificidade do queijo produzido em Minas Gerais, diversas regiões distribuíam e ainda distribuem queijos in natura.

Como a Serra da Canastra é a região mais conhecida, muitos produtores utilizam seu nome para fomentar as vendas de seus queijos, chamando-os “canastra” erroneamente.

Etiquetagem

A etiqueta surgiu na Europa em 1919 com o intuito de manter a indicação de procedência. Na região da Serra da Canastra, passou a ser utilizada pela Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN) nos últimos dois anos, estando em processo de aquisição do uso do registro desde 2015.

Apesar da tardia etiquetagem dos queijos artesanais produzidos em Minas — cujo principal objetivo é justamente evitar falsificações e desvio de padrão por região —, os “falsos canastra” ainda são uma realidade.

O grande diferencial do uso da etiqueta de caseína está no código de rastreio impresso na mesma. Esse código — que deve ser desenvolvido por cada produtor — garante que o consumidor possa identificar quando o queijo foi produzido, e por quem.

A APROCAN optou por utilizar oito dígitos, dos quais os três primeiros identificam o produtor e os cinco últimos identificam individualmente cada peça de queijo.

Essa etiqueta exige do produtor o que realmente se espera quando consumimos um alimento perecível: segurança alimentar; além de garantir o modo de fazer tradicional, identificado e protegido pela indicação de procedência.

Portanto, não basta utilizar a etiqueta. Deve-se fazer jus ao seu uso.

Leia também:

6 thoughts on “Canastra: uma etiqueta, uma identidade

  1. Sônia Cristina Sales Pereira Barreto says:

    Boa noite, dá gosto de ver tantas gostosuras. Gosto muito de doces e queijos, não consumo bebida alcoólica.
    Gostaria de ser presenteada com essas delicias de doces e queijos.
    Parabéns pela tradição e qualidade.
    Sônia Barreto
    71988957579

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Atendimento Tupiguá
Enviar WhatsApp